EXIJA SEMPRE
- Informações claras e precisas sobre preços e demais condições dos serviços prestados, designadamente quanto à existência e conteúdo do serviço de funeral social, quando aplicável.
- Orçamento escrito discriminado por componentes.
- Privacidade, conforto, segurança e respeito pela dignidade humana.
- Mostruário diversificado de artigos fúnebres sob a forma de catálogo, físico, informático ou outro.
- Viatura funerária em bom estado de conservação.
A LEI PROÍBE
Escalas hospitalares de agências funerárias destinadas à prestação preferencial ou exclusiva de serviços fúnebres.
A permanência de pessoal das agências funerárias em quaisquer dependências de serviços hospitalares, médico – legais ou lares de idosos, salvo para obtenção de documentação referente ao óbito indispensável à realização do funeral.
O contacto das famílias dos falecidos pelas agências funerárias, com o intuito de obterem a encomenda da organização do funeral, sem que os seus serviços tenham sido previamente solicitados para o efeito.
Não se deixe enganar. Não seja contactado. Contacte sempre uma agência funerária registada. Exija o Livro de Reclamações.
RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo, a título de exemplo: Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, 21 384 74 84, www.cniacc.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt.