Reflexões sobre o luto

Ano novo, nova vida! – Estratégias de promoção do bem-estar

“Intenções menos acções é igual a nada. Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas pelas nossas acções.” James C. Hunter

 

A cada novo início de ano ouvimos com frequência frases do género: “Vou inscrever-me no ginásio.”, “É já a partir de Janeiro que vou começar a fazer dieta.”, “Vou passar a dormir mais horas.”, e podíamos continuar. No fundo estas frases resumem-se a intenções, e como o ditado diz: “De intenções está o inferno cheio”, ou seja, é preciso começar por parar um pouco, e reflectir acerca do que pretendemos para nós este ano, para que possamos ter uma nova vida. Apresentamos algumas estratégias de promoção de bem-estar para colocar em prática e usufruir cada dia de forma mais satisfatória.

 

 Estratégias de promoção do bem-estar

 

  • Aliviar o stress diário

Na correria diária o stress vai-se instalando no corpo, surgindo depois as dores de cabeça, a ansiedade, problemas de sono ou intestinais. Para prevenir estes estados pode adoptar alguns comportamentos: a) Faça pequenas pausas ao longo do dia para recarregar energias. Deixo-lhe aqui um vídeo para o/a motivar para praticar um momento de pausa: https://www.youtube.com/watch?v=LVzXcLuryxo.; b) Preste atenção à sua respiração, veja o ritmo, e tome consciência de como está internamente. Pratique a respiração consciente: inspire suavemente pelas narinas e expire o mais lento que conseguir pela boca, e verifique como o seu corpo vai relaxando, e como os pensamentos acalmam também. Sugiro uma aplicação gratuita que o/a pode ajudar: Prana Breath. Esta app permite em poucos minutos, ir praticando respirações ao longo do dia, escolhendo o tipo de respiração e grau de dificuldade; c) Crie a sua Zona de Segurança. Este conceito é inspirado pelo Alvin Toffler, que refere que precisamos de sentir-nos seguros e tranquilos na vida. Assim, pense como será a sua Zona de Segurança, ou seja, que pessoas pode recorrer quando precisa; que lugares o/a ajudam a recarregar a sua energia; que ideias o/a auxiliam a sentir-se tranquilo/a e seguro/a; que objectos a ajudam a descontrair.

 

  • Tenha uma rotina de sono

O sono é uma necessidade fisiológica que está diretamente relacionada com a idade. O sono influencia o nosso estado físico, mental e emocional, por isso é importante ter uma rotina de sono apropriada ao nosso estilo de vida. Para melhorar a qualidade do sono pode: a) Ter uma hora fixa de deitar e levantar; b) Relaxar antes de ir dormir; c) Fazer exercício físico pode ajudar no caso de insónia mas não antes de dormir; d) Evitar luz intensa antes de se deitar; e) Evitar refeições pesadas e cafeína; f) Evitar barulho externo e luz; g) Ter um bom colchão;  h) Focar-se em aspectos positivos do seu dia.

 

  • Abrace a criatividade

A criatividade dá cor às nossas vidas, e há muitas formas de poder utilizá-lo diariamente. A criatividade é o processo de desenvolver novas formas de resolver problemas e observar situações, produzindo algo original. Assim, pode ser importante rodear-se de algo que o/a faça sentir-se inspirado/a. Procure rodear-se de imagens, objectos, pessoas criativas. Explore novas formas de fazer as coisas no seu dia a dia.

 

  • “Aprender até morrer”

Aprender coisas novas ajuda-nos a manter o nosso cérebro activo. O que gostaria de aprender este ano? Explore áreas que até então nunca conseguiu desenvolver. Actualmente existem muitas formas de aprender. As novas tecnologias constituem-se como um aliado, existindo diferentes plataformas que permitem aprender a partir de casa. O importante é aprender algo novo todos os dias, porque isso constituí um poderoso factor de protecção contra o envelhecimento do cérebro.

 

  • Cuidar das suas emoções

Temos gestos diários para cuidar do nosso corpo, como tomar banho, lavar os dentes, pentear-nos, mas ainda prestamos pouca atenção ao nosso estado emocional. Temos diferentes emoções ao longo do dia e por isso é importante ter uma atitude de observação sobre as mesmas: a) Crie um pequeno diário onde regista os seus sentimentos, a escrita tem um efeito positivo na gestão emocional; b) Oiça música, porque esta molda o nosso estado emocional, aliviando sintomas de ansiedade, stress, depressão, insónias; c) Cultive uma atitude de gratidão perante a vida. Sugiro-lhe o seguinte exercício: Escolha um frasco (que pode ser decorado ao seu gosto) e diariamente coloque um papel com data, onde regista 3 coisas pelas quais se sente grato/a no seu dia. No final do ano, poderá abrir o frasco e ver a quantidade de coisas boas que aconteceram na sua vida; d) Cultive relações saudáveis e promova momentos de partilha com aqueles que são importantes na sua vida. As relações sociais são um factor protector de saúde física e psicológica.

 

Estas estratégias são apenas sugestões para ter uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido, o autoconhecimento é o ponto de partida para poder ser e escolher diferente.  É importante relembrar que, começar algo de novo, requer persistência, foco e tempo. Sugiro então que este ano novo faça diferente para ter resultados diferentes, lembrando-se da máxima de Tommy Lasorda que: “A diferença entre o possível e o impossível está na determinação”.