Informações - COVID-19

O COVID-19

Seguindo as mais recentes orientações da DGS, os funerais a partir desta data são atualmente organizados nos seguintes moldes:

Realização de velórios

Se a causa de morte não for COVID, o velório pode decorrer normalmente.

Devem seguir-se todas as recomendações da DGS relativamente às medidas de proteção, entre as quais se destacam: cumprimento do limite máximo de pessoas na sala, distanciamento social, utilização de máscara, lavagem e desinfeção de mãos.

Nos centros funerários da Servilusa (https://www.servilusa.pt/pt/onde-estamos) continuam a ser asseguradas rigorosas medidas de higiene e desinfeção após cada serviço funerário. As salas serão desinfetadas com produtos adequados e algumas higienizadas por Máquina de Ozono. Concluída a operação de limpeza e higienização, as salas serão seladas até a chegada da família seguinte.

O nº de participantes nos velórios continua a ser limitado pela capacidade da sala, pelo que a Servilusa coloca à disposição das famílias a transmissão em direto da cerimónia. Para mais informação consulte o representante Servilusa ou ligue 800 204 222.

Deverão sempre ser respeitadas as regras de higiene, etiqueta respiratória, contingência social, e as indicações da Direção Geral de Saúde. Sendo de especial relevância a obrigatoriedade de utilização de máscara

Se a causa de morte for COVID não haverá lugar a velório, o serviço funerário será direto ao local de cremação ou sepultura. Podendo haver lugar a uma breve cerimónia no local do funeral.

Cortejo fúnebre?

É possível, recomendamos, no entanto, que se recorra aos veículos pessoais. 

Os falecidos de Covid -19, podem ser inumados?

Até indicações contrárias da DGS, sim podem, contudo, aconselha-se a cremação.

É possível abrir uma urna no funeral?

Sim. A norma da DGS permite a abertura da urna no cemitério/crematório para visualização rápida do falecido, cumprindo 1 metro de distância. A Servilusa utiliza sudário estanque com viseira, garantido a segurança de todos.Este procedimento deve ser, no entanto, evitado, pois o corpo não foi preparado para ser visualizado.Está condicionado às regras do cemitério/crematório, pode não ser permitida a abertura da urna.

Onde e como pode ser contratado um funeral?

As famílias deverão contactar o 800 204 222. 

Se a causa de morte for COVID-19 a contratação será efetuada preferencialmente através de telefone e as aprovações através de um sistema de assinatura digital. Se for outra a causa de morte o atendimento pode ser numa loja Servilusa.

As lojas estão dotadas de equipamentos que permitem separar as famílias do staff Servilusa, de forma a reforçar o nível de proteção de todos os participantes. É obrigatório a utilização de máscaras e por clientes e colaboradores.

Só serão admitidas no máximo 2 pessoas da família em cada local, que será desinfetado após cada reunião.

As famílias podem observar os produtos disponíveis na página  https://www.servilusa.pt/pt/organizar-um-funeral/produtos

Não estando presente no velório é possível enviar mensagens à família?

Sim, Através da necrologia do site Servilusa na página  https://www.servilusa.pt/pt/necrologia . Pode pesquisar pelo nome do falecido e deixar uma mensagem de condolências.

É possível organizar uma homenagem póstuma?

Sim, a Servilusa tem à disposição das famílias um conjunto vasto de serviços que permitem organizar uma cerimónia de homenagem em data posterior e logo que sejam levantadas as restrições em vigor https://www.servilusa.pt/pt/cerimonia-de-homenagem-postuma

Existe alguma forma de apoio a familiares em processo de luto?

Sim, a Servilusa recomenda o contacto com a linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24h, em colaboração com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

https://www.sns24.gov.pt/guia/aconselhamento-psicologico-no-sns-24/

A Servilusa trabalha seguindo rigorosamente as recomendações da DGS e adotando as melhores práticas do sector, com a preocupação permanente de assegurar as melhores condições de segurança e proteção aos seus colaboradores e às famílias que nos confiam a organização do serviço funerário.

É uma empresa com certificação COVID CLEAN

https://www.servilusa.pt/pt/servilusa/actualidade/noticias/servilusa-e-primeira-em-portugal-obter-certificacao-boas-praticas-covid-19

Links utéis:

https://www.dgs.pt/

https://www.who.int/eportuguese/countries/prt/pt/

https://data.dre/application/conteudo/153959843